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terça-feira, 8 de janeiro de 2008

Artigos de Interesse...

publicado em: 27.12.07
texto de: Mafalda Guedes
HÁ ESPÍRITO E ACTIVIDADE FÍSICA NAS NOSSAS CRIANÇAS?
Com o presente artigo pretendo deixar as seguintes questões em aberto: Estarão as nossas crianças a praticar desporto de qualidade e na quantidade certas? Temos real conhecimento do que pode implicar, a médio/ longo prazo a pratica desportiva nas nossas crianças? Estaremos conscientes das consequências desta prática, para além do seu aspecto físico (também este indiscutivelmente essencial)?
Podemos consultar a nossa legislação que é muito concreta acerca desta temática. Vamos então começar por analisá-la.
“Lei de Bases do Sistema Educativo (art.51º): O desporto escolar visa especificamente a promoção da saúde e condição física, a aquisição de hábitos e condutas motoras e o entendimento do desporto como factor de cultura, estimulando sentimentos de solidariedade, cooperação, autonomia e criatividade, devendo ser fomentada a sua gestão pelos estudantes praticantes, salvaguardando-se a orientação por profissionais qualificados.” (cf. Lei n.º 30/2004, de 21 de Julho).
Pelo conhecimento desta realidade, é visivelmente crescente o incremento de pessoas que recorrem a ginásios e a parques para correr e andar de bicicleta; com isto procura-se também minimizar os efeitos do trabalho semanal que já é uma realidade dos tempos modernos que correm. Esta influência sobre os adultos pode ser também visível nas crianças e nos adolescentes, pela crescente presença de elementos nas suas vidas, como a escola, as responsabilidades que lhes estão subjacentes; a família, as actividades extracurriculares, os seus amigos, etc.
Mas então, como podemos concretizar estes benefícios desportivos na criança? A actividade desportiva no seu conjunto é por si só um elemento de incremento ao desenvolvimento das crianças.
Cada jovem tem a oportunidade de aprender a cooperar e a competir saudavelmente, incrementando a sua capacidade de respeitar os outros e adquirir um comportamento moral e ético. Mediante a aprendizagem de regras e normas de conduta, favorece-se a aquisição de competências de relacionamento com pares (colegas e amigos) e adultos (pais, dirigentes, professores e treinadores).
Já reparou que uma criança que pratica desporto não só potencia o seu nível físico, como promove a moldagem da sua personalidade em convívio com os outros e com as regras? As palavras-chave para a prática desportiva são cooperar e competir, com a oportunidade de respeitar o outro. É neste sentido que corpo e mente se fundem e se organizam de tal forma que a criança cresce, torna-se num adolescente desenvolvido social, emocional e intelectualmente, resultado das experiências vividas na sua prática.
E o seu filho, já pratica desporto?
Referência bibliográfica:
Cf. http://www.eb23-julio-saul-dias.rcts.pt/text/desporto.pdf

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